Fórum de apresentação

Número de respostas: 5

Olá Pessoal,

Vou iniciar o fórum me apresentando, até para explicar como uma Promotora de Justiça com atribuição atual em família, sucessão, alvará, PCD e idoso (3ª PJCSJR) está coordenando um grupo de estudos voltados à tecnologia e à transformação digital.

Vamos do princípio: Depois de apresentar e executar o projeto “Combate a Corrupção: Capacitando o Cidadão, premiado em 2017, com o selo ação íntegra concedido pela ENCCLA, por promover a integridade e a cidadania, o próprio CNMP levou os selecionados para participar em novembro de 2018 do ACELERA STARTUP na cidade de São Paulo/SP. Mas qual a a relação entre setor público (Ministério Público) e o ambiente ágil do setor privado das startups? Essa foi a pergunta que me fiz, e após vencer o incômodo de achar que estava no lugar errado, passei a aproveitar o evento e com isso me dar conta de que o empreendedorismo e o mundo já não eram aquilo que eu pensava. Isso me incentivou a aprofundar os estudos na temática gestão, e com isso identificar que toda a transformação digital pela qual estavam passando e impulsionando a sociedade era decorrente da tecnologia, mais precisamente a atual revolução digital, e comecei os estudos, workshops e cursos nessa temática e em futuros.

O próximo passo, acelerado pela pandemia de covid, foi desbravar o universo de blockchain e criptoativos, e daí, para NFT, web 3.0 foi um plus. Durante essa etapa encontrei mais um tema objeto de minhas pesquisas atuais ao melhor estilo tudo junto e misturado, a inteligência artificial.

E para entender o ponto de transformação digital em que estamos inseridos foi preemente dedicar um olhar à história, geopolítica, filosofia, neurociência (como entender neurodireitos sem ela?), macroeconomia...

Minha polimatia ajudou a percorrer todos esses campos de saberes, afinal é primordial entender para onde o coletivo está se dirigindo nesse momento da humanidade. Chegamos ao fim como espécie numa encruzilhada evolutiva? Como efetuar o letramento digital social e garantir cidadania digital para todos? E o Ministério Público? Precisa acompanhar toda essa movimentação, do contrário também padecerá de irrelevância frente às mudanças aceleradas dessa época.

O MPTrends é a possibilidade de pensarmos e levarmos o Ministério Público para os futuros que já começaram a se desenhar. O Ministério Público do futuro agradece.

Flávia Valéria,

Coordenadora

*Pós-graduada em Direitos Difusos, Coletivos e Gestão fiscal (ESMP/MPMA);

*Certificada em digital currencies e Mestranda em “Blockchain and Cryptocurrencies” pela University of Nicosia (Unic) - departamento Institute for the future;

*Pós-graduanda em Neurociência, psicologia positiva e mindfulness pela PUC-PR

Escritos:

* “Empreendedorismo e inovação- novo enfoque para a administração pública” (publicado no livro “Empreendedorismo: uma discussão de práticas brasileiras”, ed. Paco, 2020);

*“Construindo um MP para o futuro: transformações necessárias para atender uma sociedade complexa” (publicado no livro “Ministério Público contemporâneo e do futuro”, D´Plácido, 2021).

REDES SOCIAIS:

www.flaviavaleria.com.br

instagram:@prof.flaviavaleria

Likedin: likedin.com/in/prof-flaviavaleria

Facebook: flavia valeria

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum de apresentação

por Bruno Emanuel Setubal Learte -
Olá Turma,
Meu nome é Bruno Learte, profissional experiente com sólido conhecimento estratégico em segurança da informação, incluindo avaliação e gerenciamento de riscos, conformidade com as melhoras práticas, gerenciamento de serviços de TI. Graduado em Redes de Computadores (Faculdade Laboro), Pós-Graduado em Ethical Hacking & Cybersecurity - (Uniciv, Londrina), Pós-Graduado em Computação Forense e Perícia Digital (IPOG), Pós-Graduando em Direito Penal e Processo Penal com Ênfase em Docência do Ensino Superior (Verbo Jurídico), Acadêmico do Curso de Direito (IESF), Perito em Computação Forense, Inteligência e Investigação Cibernética, Consultor em Proteção e Privacidade de Dados, Assessor Técnico no Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LABLD-MPMA), atua com forense digital, Compõe o Grupo Técnico de Proteção de Dados, unidade GAECO.

Membro da Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados (ANPPD);
Membro da Associação Nacional dos Peritos em Computação Forense (APECOF);

Certificações Internacionais (Em destaque):
EXIN Data Protection Officer - DPO;
EXIN Privacy and Data Protection Practitioner - PDPP;
EXIN Privacy and Data Protection Foundation - PDPF;
EXIN Information Security Foudation based on ISO/IEC 27001;
Entre outras..

Escritos

Análise De Vulnerabilidades e Ameaças Presentes Em Redes Wi-Fi
Estudo de Caso: Utilizando a Técnica De Mapeamento Wardriving
978-620-2-03781-5 ( Novas Edições Acadêmicas)

Linkedin: linkedin.com/in/bruno-learte
Em resposta à Bruno Emanuel Setubal Learte

por Flavia Valeria Nava Silva -
Seja bem vindo Learte, agora já sabemos quem vai ocupar a Unidade sobre segurança da informação... "Ouro da casa"!

por Ronnedy Santos de Carvalho -
Olá, Boa tarde,

Meu nome é Ronnedy, atuo na assessoria da 9ª PJE de Imperatriz e não saco nada de tecnologia, mas estou aqui e vamo que vamos.

por Guilherme Ferre da Silva -
Olá pessoal,

Meu nome é Guilherme Ferre, sou administrador e um entusiasta na área de tecnologia e inovação, atuo na Secretaria de Planejamento e Gestão do MPMA a 2 anos e meio, e toda a minha experiência em Gestão vem do meio privado, sou empreendedor e gosto de me manter ligado nas novidades para contribuir para o meu desenvolvimento e de todos os projetos em que estou envolvido.

por Lidiane Lopes de Sousa -
Olá,

Demorei a vir, mas cheguei.

Meu nome é Lidiane, estou servidora do MP na 1ª PJ de Balsas.
Meu objetivo inicial aqui foi conhecer desse universo digital, de suas implicações pra vida cotidiana. Mas, agora, despertei pra necessidade de pensar a temática como servidora de um órgão tão importante pra sociedade, como é o Ministério Público.
É provável que eu não tenha muito a contribuir, ainda, mas certamente tenho muito a aprender e, à medida em que avançamos nos estudos, quem sabe?! O start já foi dado.

Bons Estudos a todos!