Olá Pessoal,
Vou iniciar o fórum me apresentando, até para explicar como uma Promotora de Justiça com atribuição atual em família, sucessão, alvará, PCD e idoso (3ª PJCSJR) está coordenando um grupo de estudos voltados à tecnologia e à transformação digital.
Vamos do princípio: Depois de apresentar e executar o projeto “Combate a Corrupção: Capacitando o Cidadão, premiado em 2017, com o selo ação íntegra concedido pela ENCCLA, por promover a integridade e a cidadania, o próprio CNMP levou os selecionados para participar em novembro de 2018 do ACELERA STARTUP na cidade de São Paulo/SP. Mas qual a a relação entre setor público (Ministério Público) e o ambiente ágil do setor privado das startups? Essa foi a pergunta que me fiz, e após vencer o incômodo de achar que estava no lugar errado, passei a aproveitar o evento e com isso me dar conta de que o empreendedorismo e o mundo já não eram aquilo que eu pensava. Isso me incentivou a aprofundar os estudos na temática gestão, e com isso identificar que toda a transformação digital pela qual estavam passando e impulsionando a sociedade era decorrente da tecnologia, mais precisamente a atual revolução digital, e comecei os estudos, workshops e cursos nessa temática e em futuros.
O próximo passo, acelerado pela pandemia de covid, foi desbravar o universo de blockchain e criptoativos, e daí, para NFT, web 3.0 foi um plus. Durante essa etapa encontrei mais um tema objeto de minhas pesquisas atuais ao melhor estilo tudo junto e misturado, a inteligência artificial.
E para entender o ponto de transformação digital em que estamos inseridos foi preemente dedicar um olhar à história, geopolítica, filosofia, neurociência (como entender neurodireitos sem ela?), macroeconomia...
Minha polimatia ajudou a percorrer todos esses campos de saberes, afinal é primordial entender para onde o coletivo está se dirigindo nesse momento da humanidade. Chegamos ao fim como espécie numa encruzilhada evolutiva? Como efetuar o letramento digital social e garantir cidadania digital para todos? E o Ministério Público? Precisa acompanhar toda essa movimentação, do contrário também padecerá de irrelevância frente às mudanças aceleradas dessa época.
O MPTrends é a possibilidade de pensarmos e levarmos o Ministério Público para os futuros que já começaram a se desenhar. O Ministério Público do futuro agradece.
Flávia Valéria,
Coordenadora
*Pós-graduada em Direitos Difusos, Coletivos e Gestão fiscal (ESMP/MPMA);
*Certificada em digital currencies e Mestranda em “Blockchain and Cryptocurrencies” pela University of Nicosia (Unic) - departamento Institute for the future;
*Pós-graduanda em Neurociência, psicologia positiva e mindfulness pela PUC-PR
Escritos:
* “Empreendedorismo e inovação- novo enfoque para a administração pública” (publicado no livro “Empreendedorismo: uma discussão de práticas brasileiras”, ed. Paco, 2020);
*“Construindo um MP para o futuro: transformações necessárias para atender uma sociedade complexa” (publicado no livro “Ministério Público contemporâneo e do futuro”, D´Plácido, 2021).
REDES SOCIAIS:
instagram:@prof.flaviavaleria
Likedin: likedin.com/in/prof-flaviavaleria
Facebook: flavia valeria