Notícias

ESTAÇÃO MP - Diretora da ESMP apresenta desafios para 2018

ESTAÇÃO MP - Diretora da ESMP apresenta desafios para 2018

by Administração Moodle -
Number of replies: 0

A promotora de justiça Ana Teresa Silva de Freitas, diretora da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Maranhão (ESMP), foi a entrevistada do programa Estação Ministério Público, no último sábado, 21.

A entrevistada relatou o trabalho realizado pela Escola Superior, um dos órgãos auxiliares do MPMA, responsável por promover cursos, workshops, congressos, visando o aprimoramento profissional dos membros e servidores da instituição. Ela explicou os critérios adotados para montar a programação de cursos e workshops do ano inteiro.

A diretora desmistificou a ideia de que a ESMP tem por obrigação somente a capacitação interna, e reforçou a formação multidisciplinar e os três eixos de abordagem pautados no ensino, pesquisa e extensão.

Outro assunto debatido no programa, foi a realidade das escolas superiores do Ministério Público em todo o país. Ana Teresa é também diretora da Escola Nacional do Ministério Público. Ela comentou, com propriedade, as principais deficiências nas escolas do país, como a falta de autonomia pedagógica e estrutura, o que não é o caso do Maranhão. E detalhou a Recomendação da Corregedoria do CNMP, lançada este ano, para valorização das escolas, fixando diretrizes do que é mínimo para funcionamento nas escolas institucionais, como estrutura física, estrutura organizacional, autonomia e gestão. A decisão foi tomada a partir de um diagnóstico de pesquisa realizado em escolas institucionais do Brasil.

Ouvintes participaram do programa e questionaram sobre ética e cidadania.

A diretora da ESMP fez ainda uma avaliação do projetos desenvolvidos no ano de 2017 e mencionou as metas e os desafios para 2018, entre eles a implementação do Ensino a Distância (EAD).

O programa Estação Ministério Público vai ao ar todos os sábados, ao vivo, às 9h, pela Rádio Jovem Pan News São Luís AM 1340KHz.


Redação e Foto: Daucyana Castro (CCOM-MPMA)

Clique aqui para ouvir a entrevista: estacaoMP20102017.mp3

Attachment Ana_Teresa__Estação MP.jpg