Notícias

Empossado novo promotor de justiça substituto

Empossado novo promotor de justiça substituto

by Aline Nogueira -
Number of replies: 0

Em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Maranhão, realizada nesta quarta-feira, 26, foi empossado o promotor de justiça substituto Francisco de Assis Maciel Carvalho Júnior, aprovado no último concurso para ingresso na instituição.


Diretora da Escola Superior do Ministério Público do estado do Maranhão

 apresentando Plano de Curso para o ingresso e vitaliciamento.

Participaram da solenidade, que aconteceu de forma virtual, membros e servidores do MPMA, além de familiares do empossado. O evento foi transmitido pelo canal oficial do MPMA no Youtube (mpma_oficial).

Após o juramento, o termo de posse foi lido pela procuradora de justiça Mariléa Campos dos Santos Costa, secretária em exercício do Colégio de Procuradores.

Francisco Maciel Carvalho Júnior, em seu discurso, destacou que a sua chegada ao Ministério Público do Maranhão foi a concretização de um sonho, para o qual empenhou esforço e dedicação. “Tenho a mais cristalina certeza de que a perseverança, a busca obstinada pela justiça e a resiliência me acompanharão no desempenho deste novo e elevado mister”, afirmou.


Novo membro do MPMA ressaltou importância de ingressar na instituição

Depois de agradecer aos familiares pelo apoio na caminhada, o novo membro do MPMA, que já atuou como assessor de procurador de justiça, ressaltou o sentido e a importância de integrar os quadros da instituição ministerial. “Vejo o Ministério Público como um instrumento de transformação social, uma tábua de salvação dos menos favorecidos e um muro de proteção contra a opressão, o arbítrio e as injustiças. Acredito que o promotor de justiça deve ser um diligente zelador da lei e combativo fiscal do interesse coletivo e do bem comum”, destacou.

O vice-presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão (Ampem), Reinaldo Castro Júnior, deu as boas-vindas ao novo integrante da instituição, desejou sucesso em sua trajetória ministerial e colocou a entidade associativa à disposição para apoiá-lo. “Em sua atuação como promotor de justiça, aja em conformidade com o seu juramento de posse, sendo fiel somente à sua consciência, à nossa Constituição e às leis do país”.

O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, parabenizou o empossado e enfatizou sua satisfação com o ingresso de um novo integrante do Ministério Público maranhense, por proporcionar renovação e motivação. “Vamos juntos defender os interesses sociais, amenizando o sofrimento da parcela mais vulnerável da população maranhense”.


Novo membro do MPMA ressaltou importância de ingressar na instituição

O chefe do MPMA destacou ainda a atuação dos membros e servidores da instituição que, apesar das restrições impostas pela pandemia, registrou produtividade maior do que nos anos anteriores, conforme relatório de atividades publicado pela Procuradoria-Geral de Justiça. “Cada membro do Ministério Público sabe que não são apenas processos e expedientes, autos físicos ou virtuais, que estarão sob o crivo de cada manifestação, mas também a vida, a liberdade, o patrimônio, a probidade administrativa, a cidadania e os valores mais caros aos maranhenses”, afirmou.

Redação: José Luís Diniz (CCOM-MPMA)

Fotos: Johelton Gomes (CCOM-MPMA)