Notícias

ESMP certifica alunos do curso de Gestão e Governança em Ministério Público

ESMP certifica alunos do curso de Gestão e Governança em Ministério Público

por Aline Nogueira -
Número de respostas: 0

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 12, no auditório do Centro Cultural, em São Luís, a cerimônia de conclusão e entrega dos certificados aos alunos do curso de pós-graduação (especialização) de Gestão e Governança em Ministério Público. A solenidade contou com a presença de autoridades, além de membros e servidores da instituição.

O evento foi aberto com a conferência “Gestão do processo penal contemporâneo: fatos e normas e a construção da decisão”, ministrada pelo desembargador federal Ney Bello Filho.

Em sua apresentação, o jurista destacou que há uma mudança de paradigma social e classificou o momento contemporâneo como uma “crise de racionalidade”, onde a construção racional civilizatória de respeito às diferenças e minorias é atacada. “Há um abandono ou desconcerto com a coisa pública. Continuamos a construir uma lógica colonialista dentro do próprio país”.

Bello afirmou, ainda, que o advento da tecnologia e o avanço dos sistemas de transporte e conectividade proporcionam um cenário de um mundo mais veloz e menor, no sentido de diminuição das barreiras. “Trocamos formação por informação, muitas vezes informação superficial. Perdemos a densidade em troca da amplitude. Aplicar a lei virou um ato revolucionário”.

CERTIFICAÇÃO

Em seguida, foram entregues os certificados da pós-graduação aos 25 alunos, dentre membros e servidores, que concluíram a especialização ministrada pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP), iniciada em março do ano passado. As aulas tiveram duração de nove meses e o curso foi dividido em 18 módulos, abordando as novas demandas sociais, perfil institucional no cenário contemporâneo e a gestão em diversos segmentos do Ministério Público.

Os módulos foram: O Ministério Público resolutivo; A nova administração pública; Teoria contemporânea da democracia; Gestão e governança do Ministério Público e grupos vulneráveis; Gestão de segurança institucional; Antropologia social aplicada a gestão de pessoas; Gestão de pessoas sob a ótica da psicologia organizacional; Metodologia da pesquisa; Metodologia e didática do ensino superior; Geografia, história e desenvolvimento regional; Novos desafios da gestão de Promotorias de Justiça; Políticas públicas; Controle e avaliação de políticas públicas; Políticas públicas no Ministério Público; Gestão da tecnologia da informação e a atividade finalística do Ministério Público; Gestão orçamentária e financeira; Planejamento estratégico e gestão da produção em Promotorias de Justiça.

Compuseram a mesa da sessão solene o procurador-geral de justiça em exercício, Francisco das Chagas Barros de Sousa; a subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Mariléa Campos dos Santos Costa; o corregedor-geral do MPMA, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau; o diretor da ESMP, Márcio Thadeu Silva Marques; a coordenadora de pós-graduação da ESMP, Karla Adriana Holanda Farias Vieira; o presidente do Conselho Estadual de Educação em exercício, Roberto Mauro Gurgel; o subdefensor público-geral do MA, Gabriel Furtado.

CAPACITAÇÃO

O promotor de justiça Ednarg Fernandes Marques discursou em nome dos formandos e destacou que o investimento em educação é estratégico ao propiciar o aperfeiçoamento do trabalho e melhor atendimento à sociedade de uma instituição que ampliou suas atribuições com o advento da Constituição Federal de 1988. “Para essa nova missão do Ministério Público, que transcende a sua anterior natureza demandista, processual, necessário se faz que a instituição entenda os direitos da sociedade, a sua realidade, e que perceba que é indispensável perseguir os objetivos nacionais e contribuir para sua concretização”, avaliou.

Na avaliação da coordenadora de pós-graduação da ESMP, Karla Adriana Vieira, a Escola institucional é um local de produção científica e de conhecimento. “Acreditamos na importância da formação continuada. Assim, proporcionamos cada vez mais um trabalho de qualidade para o Ministério Público e para a sociedade maranhense”.

Ao agradecer o empenho dos alunos que concluíram o curso e a dedicação dos professores, Márcio Thadeu Marques enfatizou que uma equipe mais preparada representa um avanço para o Ministério Público. “Precisamos qualificar ainda mais nossos recursos humanos para cumprir nossa missão constitucional”. Ele informou que o curso já faz parte do calendário permanente da Escola Superior e uma nova turma será iniciada neste ano.

A opinião é compartilhada pelo procurador-geral de justiça em exercício, Francisco das Chagas Barros de Sousa, que destacou o pioneirismo do MPMA em promover a primeira especialização do país focada na gestão do Ministério Público. “O fortalecimento de qualquer instituição passa pelo auto-conhecimento. A sociedade espera de nós resultados e esta formação sinaliza o compromisso com o nosso desafio de atender e servir a sociedade de forma mais célere e qualificada”.

Redação e fotos: CCOM-MPMA 

https://www.mpma.mp.br/index.php/lista-de-noticias-gerais/11/16503